A importância da contabilidade para o empreendedorismo

Muito mais do que boas ideias, saiba porque a contabilidade é tão importante na gestão da sua empresa

O que faz um escritório contábil?

Essa é uma grande dúvida no mundo dos negócios, mas quando compreendida pela gestão da empresa é muito importante principalmente de forma prática.

Um escritório contábil quando parceiro de uma empresa auxilia essa empresa com dados técnicos e ferramentas estratégicas e nesse auxilio de gestão a empresa pode dar grandes passos no mundo dos negócios.

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE, que ainda mais é que o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, os serviços de contabilidade são os mais procurados pelos empresários, já que por questões financeiras, um negócio quando é aberto tem cerca de dois anos de sobrevivência, uma média muito curta.

Até por isso mesmo, um escritório de contabilidade precisa estar preparado para receber seus clientes com um atendimento próximo, pessoal, mas sem perder a eficácia do profissionalismo.

O escritório de contabilidade e a sua parceria gera uma grande relevância no projeto empresarial, até porque através de pesquisas pelo próprio Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas as empresas tendem de pequeno e médio porte tendem a fechar nos seus primeiros dois anos, por isso mesmo o planejamento estratégico numa empresa precisa driblar essa realidade, definindo o posicionamento da empresa, seu capital de giro e por meio dos seus processos financeiros gerando uma captação de clientes qualificado em tiros certos em estratégias de comunicação efetivas.

A fonte de informações do escritório de contabilidade, trás um planejamento financeiro e jurídico que agrega muito no contexto comercial da empresa. Um bom serviço de contabilidade é a linha tênue entre o seu negócio viver sempre em perspectiva de crescimento e controle técnico ou no limite das contas. Até porque além de contribuir com as questões financeiras, a contabilidade pode gerar um controle técnico e de assessoria em relação a instituições legais e governamentais.

Quando um empresário se atenta a um controle de contabilidade, dá um gás muito forte ao seu projeto empresarial. Empresários de pequeno porte tendem a desprezar as questões contábeis até pelos recursos financeiros escassos em relação as empresas de porte maior. A contabilidade não é uma vara de condão, mas é um auxiliador para organização da gestão empresarial. É um projeto técnico que facilita, mas não tira a importância do trabalho duro.

Tributos Financeiros

Problemas com o fisco? A Receita Federal é o grande fantasma da jurisprudência financeira para os empreendedores no Brasil, já que nada mais nada menos 30% do lucro empresarial da empresa vai para a torneira dos impostos governamentais. É lei e não tem pra onde correr, mas dá para se planejar dentro de uma agenda de desenvolvimento de lucros, para que haja um controle financeiro bem planejado por meio dos serviços contábeis.

Uma espécie de assessoria contábil pode auxiliar o gestor do negócio a ficar tranquilo com as práticas tributárias e esteja sempre a par no que tange as cargas tributárias, mas que também faça a sua parte sempre pagando devidamente valores de previdência e fundo de garantia para a sua equipe de funcionários.

Questões de Lucros

A margem de lucro precisa estar definida desde o início do projeto, para isso o escritório de contabilidade precisa escrever um planejamento bem definido e mais próximo da realidade, em meio a sua margem de estudo. Nesses casos, assim como a filosofia e os valores da empresa, a margem de lucro precisa ser trabalhada dentro de cada setor.
Quando se há uma definição prognóstica até mesmo a relação entre sociedade e investidores é melhorada, isso porque um estudo específico deixa as claras a gestão de lucro. Por isso, o serviço de contabilidade dão uma segurança maior ao trabalho da empresa, gerando uma creibilidade e uma organização técnica nas questões monetárias. Assim, toda as dificuldades e tempo perdido com as questões de contabilidade vai para o setor técnico específico, o escritório de contabilidade e saindo assim da mão dos gestores que vão desprender seus esforços nas questões internas de produção e desenvolvimento de serviço da empresa.

Scroll to top