Erros que podem atrapalhar seu empreendimento

Muitas pessoas pensam em empreender achando que basta apenas ter uma ideia, um pouco de investimento e pronto: a fórmula mágica vai fazer o negócio acontecer e ser um sucesso. Mas a realidade é bem diferente e talvez um pouco dura.
Abrir uma empresa, independente de seu porte, não é tarefa fácil, seja na parte burocrática ou na fase de criação. Para que tudo funcione da melhor maneira possível, é necessário estar atento aos problemas que podem acontecer antes, durante e depois.

Vamos listar os erros mais comuns que os empreendedores cometem:

1. Acreditar que apenas uma boa ideia basta

Você precisa, principalmente de planejamento. Isso porque você pode simplesmente iniciar algo e que talvez não lhe dê lucro e perder tempo insistindo nesta ideia. Com pesquisa e as informações corretas, você pode avaliar as chances de algo dar certo ou não e assim minimizar os prejuízos futuramente.

2. Depender sempre dos mesmos clientes

Fazer contatos é primordial na caçada aos clientes. Você não pode depender sempre dos mesmos clientes e pautar todas as ações de sua empresa baseando-se no que eles desejam. Vamos supor que o planejamento de seu negócio seja voltado aos gostos específicos de um cliente já fixo que você tenha e daqui há um tempo ele resolva contratar outra empresa. Isso vai derrubar seu empreendimento.

3. Ter apenas um fornecedor

A quantidade de reclamações que ouvimos de empreendedores com relação à fornecedores é muito grande. Quando se tem um único a situação se complica, pois você fica á mercê dele e um erro pode por tudo a perder.

4. Não cumprir os prazos estabelecidos
Seu cliente pediu um produto ou contratou um serviço? Ao dar o prazo de entrega, certifique-se de que você vai conseguir cumpri-lo. Para muitos clientes, não receber o que pediu dentro do prazo estipulado é um erro que pode fazê-lo não comprar mais com a empresa. Evite perder clientes dessa maneira. É melhor pedir um prazo mais extenso e conseguir fazer o que precisa a tempo.

5. Falta de capacitação
Não entender do produto/serviço que está oferecendo é terrível. Faça cursos sempre que possível e entenda bem da área que escolheu para trabalhar. Isso passa segurança aos seus clientes.

6. Vender, vender e vender
É claro que as vendas são o foco principal para que seu negócio funcione de maneira correta. Mas não adianta você ficar ansioso para isso e não se preocupar com a qualidade do produto que está oferecendo.

Fique atento a esses erros e diminua ao máximo as chances de seu negócio naufragar por isso.

Scroll to top