Planejamento estratégico X planejamento financeiro: conheça as diferenças

Conheça as duas vertentes de planejamento e saiba por onde a sua empresa precisa caminhar para ter sucesso e captar clientes

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

A oposição entre estratégia e finanças 

Quando a ação empresarial firma-se apenas nos levantamentos de dados monetários, o planejamento ainda é único e exclusivamente financeiro, o que é um serviço que tem ficado menos em voga no mercado desde a chegada do planejamento estratégico, que traça diversos tipos de planejamento para uma empresa, de acordo com os acontecimentos e fatores diretos e indiretos do segmento em questão.

O planejamento estratégico compactua com a expansão da própria empresa e do mercado em questão, pois utiliza-se de todos os mecanismos de dados fornecidos pela contabilidade parceira do negócio para criar o melhor plano de ação personalizado à empresa.

De modo geral, o planejamento financeiro e estratégico se opõe na forma de se trabalhar, em seu mote e no seu foco específico, mas ambos caminham juntos entre si.

Conceito

Enquanto o orçamento do plano estratégico foca em adaptar seus recursos de forma funcional, os planos financeiros pensam só em lucro monetário, se esquecendo da relação custo-benefício.

No planejamento estratégico, o planejamento financeiro é um dos fatores a ser levado em consideração, mas não é fator preponderante.

O planejamento estratégico utiliza-se dos materiais fornecidos pela empresa de contabilidade por trás do projeto, mas também utiliza-se de imagens que vão além do papo meramente financeiro.

São essas as diferenças mais claras entre o planejamento financeiro e econômico, a estratégia a longo prazo e a forma como lidar com a implementação práticas dessas ideias.

Orçamento

Muitas pessoas utilizam-se do termo “orçamento” para referir-se sobre planejamento financeiro, porém, se enganam que o planejamento de finanças é algo recorrente à empresa, já o orçamento desempenha um caráter mais anual. O planejamento financeiro, no caso, tem um ponto de partida e um ponto onde quer chegar dentro dos seus estudos de desempenho e previsões estratégicas, o que, por si só, também difere-se do planejamento estratégico, que é mais amplo e minucioso.

Scroll to top