Saiba tudo sobre planejamento estratégico

E como um bom serviço contábil pode auxiliar nesse processo

Todo planejamento para ser efetivado precisa estar bem detalhado, montado e prescrito. Planejamento é sinônimo de controle e este no campo empresarial precisa estar sempre na mãos dos gestores da empresa. Para que esse trabalho personalizado venha ser bem sucedido, é extremamente importante que ele esteja na mão de um serviço de contabilidade, o motivo é que o acesso fundamental aos números e os estudos e planejamentos bem definidos por meio desse setor da empresa, é fundamental para que a gestão venha ter em mãos um planejamento especificado.

Dentro os número a serem estudados e que interferem na política de planejamento empresarial, se encontram os lucros, as idealizações financeiras, método de trabalho e tudo o que influi na forma que o seu produto se apresenta e o fluxo de vendas que ele vem tendo.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Lucro líquido dividido por Receita total multiplicado por 100.

É o mínimo que um gestor de empresa precisa saber sobre o seu negócio, o percentual de lucro. Esse percentual é variável por diversos e pre-determinados valores já conhecidos. Por isso mesmo, é fundamental o ação do serviço de contabilidade nesse setor.

Crescimento mensal

Receita atual dividido e Receita do mês anterior divido pela receita anterior multiplicado por 100.

O lucro é variável, como já citamos no artigo. Em um mês a sua empresa pode quebrar recordes por meio do desempenho positivo de um departamento, por fatores ambientais, programação etc. A média de ganho e lucro pode variar, o que não pode acontecer é justamente ocorrer essa variação sem o conhecimento dos motivos por parte da gestão da empresa. Por meio de análise, números e planejamento estratégico esses números precisam ter paradeiro e precisam ter uma definição interna e onde será ajustado para a manutenção da saúde financeira da empresa num todo.

Conversão de vendas

Contrato fechado divido por clientes atendidos multiplicado por 100.É por meio dos indicadores de conversão de vendas que você poderá analisar se a sua empresa tem sido efetiva no oferecimento do produto ou serviço, e também se o plano de marketing e comunicação está sendo bem explorado e gerando resultados. A resposta do cliente as estratégias de mercado movimentam todo o conceito interno da empresa, podendo resultadas em mudança de filosofia e forma de trabalho tanto em alguns departamentos quanto na empresa como um todo.

Participação no mercado

Volume de vendas/Faturamento total e faturamento segmentado x 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado/recurso utilizado.

Pode ser estimada e calculada de forma ampla, ou seja, produção da empresa como um todo, ou de departamento por departamento, para ver se há algum departamento salvando ou engolindo o outro. Esse planejamento estratégico pode, também, identificar o departamento que mais tem contribuído para o sucesso ou fracasso da empresa e vice-versa.

Para o cálculo do planejamento, é divido produto gerado por recurso utilizado. .

Funcionários

Número de funcionários/período x 100.

Prática denominada Turnover, analisa o desempenho dos funcionários da empresa tanto como um todo quanto de forma departamental. Também analisa metas, motivações e prêmios a ser estipulados para os funcionários da empresa.

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