Quais os Documentos Necessários para a Declaração de IR?

O desafio de reunir todos os documentos que você precisa para registrar sua declaração anual de imposto de renda pode ser demorado. Como você se sente ao declarar seus impostos pode depender da sua situação financeira.

Você provavelmente pode bocejar se for solteiro, alugar sua casa e trabalhar em um emprego, mas terá que dedicar algum tempo ao processo de arquivamento se for casado, for pai solteiro com pelo menos um de seus filhos morando em casa, tiver investimentos, for autônomo ou trabalhar em vários empregos.

Documentos Necessários

A Receita Federal (IRS) já sabe quanta renda você trouxe no ano passado; ele só quer que você confirme na sua declaração de imposto de renda.

Então, qualquer pessoa que lhe pague mais de um salário ao longo do ano é obrigada a registrar uma declaração com a Receita Federal relatando esses pagamentos. Portanto, você  deve receber uma cópia desses formulários para ajudá-lo a preparar sua declaração de imposto de renda.

Esses retornos de informações vêm de várias formas, dependendo do tipo de renda que você recebeu. Se você teve vários empregadores durante o ano, receberá um de cada um deles. Por outro lado, este formulário detalha seus ganhos e quanto em termos de imposto de renda foi retido do seu pagamento e enviado para a Receita Federal em seu nome.

O Formulário cita quanta renda você ganhou como não funcionário se recebeu pagamento por qualquer trabalho que fez ou serviços que realizou como contratado independente ou proprietário individual.

Documentos Que Suportam Deduções Fiscais

Identificar os documentos que você precisará para reivindicar certas deduções fiscais pode ser um processo árduo.

Idealmente, você os coletou durante todo o ano, desde que pagou certas despesas. Não é necessário fornecer seus recibos à Receita Federal, a menos que você seja auditado, mas você precisará deles para verificar quanto pode reivindicar por várias deduções, e você vai querer mantê-los à mão por precaução.

Embora você possa seguir o caminho mais fácil e simplesmente reivindicar a dedução padrão para o seu status de arquivamento, você terá que saber quanto gastou em despesas qualificadas se decidir detalhar.

Em suma, deduções detalhadas comuns incluem doações de caridade, impostos estaduais e locais sobre propriedade e renda, despesas médicas e seguro de saúde.

Quais documentos fiscais eu preciso manter?

Pode ser aconselhável manter suas declarações fiscais anuais de pelo menos os últimos três anos. Você provavelmente vai querer fazer referência à declaração de imposto do ano anterior quando registrar a declaração do ano atual.

Por outro lado, você também vai querer manter quaisquer recibos de contribuições, comprovantes de deduções fiscais ou créditos fiscais que você espera reivindicar e quaisquer formulários que a Receita Federal lhe enviar durante todo o ano.

Por fim, você provavelmente também precisará de um documento de identificação com foto e datas de nascimento para você, seu cônjuge e seus dependentes se não tiver uma declaração de imposto de renda do ano anterior.

No mais, os documentos mais importantes para a declaração do imposto de renda são:

  • Endereço atualizado;
  • Nome, CPF e data de nascimento dos dependentes;
  • Cópia da última Declaração de Imposto de Renda;
  • Atividade profissional atual.

Outros

Embora possa parecer muita papelada, reuni-la e organizá-la valerá a pena, especialmente se a sua situação fiscal for complexa e exigir muita documentação.

Outros documentos podem incluir:

  • No caso de imóveis – Data de aquisição, área do imóvel, IPTU, registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
  • No caso de contas correntes e aplicações financeiras – CNPJ da instituição financeira, agência e número da conta.

Você precisará de todas essas informações e documentação, quer prepare sua declaração de imposto de renda ou se decidir contratar um profissional.

Deixe seu Comentário
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email